CLEARWATER, FLORIDA / FURACÃO IRMA

A Fazer o Trabalho Pesado

Limpeza com serra elétrica
Limpeza com serra elétrica Logo depois do Irma sair, os Ministros Voluntários estavam em todo o lado a remover árvores de telhados, limpar as calçadas para dar acesso aos residentes aos seus lares, estradas desbloqueadas para os camiões de reparação poderem passar, transportar o lixo, completar o que fosse necessário.

Na altura que a pressão sanguínea e as vozes dos meteorologistas da televisão da Florida começaram a crescer numa antecipação sem vergonha quando o Furacão Irma moveu‑se ligeiramente para norte ao longo da costa cubana, os Ministros Voluntários entraram em ação em Clearwater, 500 quilómetros de distância.

PROTEÇÃO DE CONTRAPLACADO
PROTEÇÃO DE CONTRAPLACADO Os Ministros Voluntários instalaram tábuas nas lojas da Baixa da cidade de Clearwater horas antes do Irma chegar.

Água, gelo, ferramentas, geradores, kits de higiene e comida foram encomendados e obtidos de redes desenvolvidas para a ajuda a desastres em toda a Florida e Estados Unidos. Quatro edifícios da Igreja de Scientology, incluindo o retiro religioso majestoso Fort Harrison, começaram a sua transformação para abrigos completamente equipados. Num gesto de preocupação para com os vizinhos da baixa de Clearwater por parte da Igreja, uma equipa de Ministros Voluntários mediram, martelaram e pregaram 750 contraplacados para proteger as janelas e portas da fachada das lojas para proteger as 56 lojas ao longo de Cleveland Street, no epicentro da cidade.

PROTEÇÃO DE CONTRAPLACADO
O HOMEM DO GELO CHEGOU A ajuda de camiões dos Ministros Voluntários deu o único gelo aos residentes em Clearwater que não tinha nenhuma eletricidade.

Algumas horas mais tarde, na noite de domingo, 10 de setembro — depois dos enormes Naples e Fort Myers — um Irma maior do que o tamanho do Estado passou através do oeste central da Florida, para o interior, a levar água da Baía de Tampa até perder de vista na direção das docas do Indian River diretamente do outro lado em Rockledge, a 225 quilómetros de distância. Com uma organização, energia e força meticulosa, as T‑shirts amarelas estavam subitamente em todo o lado ao longo do caminho do Irma.

EXÉRCITO DE T‑SHIRTS AMARELAS
EXÉRCITO DE T‑SHIRTS AMARELAS Batalhões de Ministros Voluntários rondaram Clearwater com ancinhos e sacos de plástico.

Em Clearwater, quando foi seguro, os Ministros Voluntários removeram os contraplacados das lojas e foram de casa em casa às áreas mais afetadas, perguntando: “O que é que precisa?” e depois dando‑lhe isso — desde reparar janelas, tirar árvores das casas e limpar detritos, a tirar as algas marinhas da Praia de Clearwater, dar gelo e refeições quentes todos os dias para os residentes de North Greenwood que ficaram sem energia durante dias. Juntaram‑se aos Ministros Voluntários cansados outros Ministros Voluntários de outras Igrejas para fornecer serviço rápido, seguro, organizado, e em alguns casos salvar vidas — aqui na sede da Igreja da cidade, bem como em comunidades por todo o mundo.